Nossas Editorias

Cover Image for E se a Terra tivesse um limite?

E se a Terra tivesse um limite?

Secas, desmatamento, erosão dos solos, perda da biodiversidade, emissões de CO2, furacões, incêndios, enchentes, alterações climáticas… Tudo isso é reflexo do que o dia de hoje representa. U-hum!

 

Hoje, dia 29 de julho de 2021, mais cedo do que nunca na história, passamos a consumir além da capacidade desta nossa casa maravilhosa, o Planeta Terra. Sim, estamos falando do dia da Sobrecarga Da Terra. 

Vamos de #PapoNude e textão porque já estávamos com saudades 😉

Parece complicado, mas na realidade a conta é simples. De um lado existe a quantidade de recursos naturais que a Terra é capaz de gerar por ano, a chamada biocapacidade do planeta. 

Do outro temos a pegada ambiental da humanidade, que nada mais é do que a demanda da humanidade para aquele ano, nossas necessidades em termos de alimentação, infraestrutura, produtos, gases que provocam o efeito estufa, etc.

No mundo ideal, dividindo uma pela outra e multiplicando pelos dias do ano deveríamos obter um balanço, um equilíbrio entre o consumo dos recursos naturais e a capacidade de regeneração dos ecossistemas. No mundo real, a humanidade tem consumido a cada ano estes recursos de maneira mais rápida e a partir de hoje vamos além do que nossa casa pode nos oferecer, o Dia da Sobrecarga da Terra – repetindo para ninguém esquecer – acontece cada vez mais cedo, e nos últimos 20 anos já foi antecipado em 3 meses. 

Este ano a previsão é que vamos consumir 174% da biocapacidade do planeta. É como se precisássemos de 1,7 planetas para dar conta das nossas demandas. E se continuarmos neste passo, em 2030 vamos precisar de 3 planetas.

Mas e aí? O que podemos fazer? 

Hoje, as emissões de carbono representam 57% da pegada ambiental da humanidade. E é por isso que este assunto é prioridade para nós por aqui. Pelo mesmo motivo, que uma mudança se faz urgente. Qualquer mudança, por menor que seja, pois o que importa é nos ajudar nesse caminho rumo ao equilíbrio e a prosperidade dentro de um só Planeta. 

A-ham, ir de bike, a pé ou usar o transporte público ajuda. Evitar desperdícios, de água, alimento, energia ajuda. E lógico, trocar o leite de vaca por Nude também. Continha simples – Em uma semana essa troca representaria uma economia anual de 153,4Kg CO2e.*** 


Sim, o que vai no seu copo importa! E a Terra tem um limite: HOJE.

* Fonte Poore and Nemecek (2018);
*footprintnetwork.org
* CarbonCloud
*Considerando o consumo de 1L por semana e as emissões de 3.2Kg CO2e* por Litro de leite de vaca e 0,25Kg CO2e** 

Leia mais ~tim-tim por tim-tim~

Cover Image for Milkshake (sem sorvete!) Torta de Cereja Nude
Categoria
Receita

Uma bebida gelada com uma cremosidade que não está no gibi.

Cover Image for Bolo Gelado de Abacaxi Nude
Categoria
Receita

Quem resiste a um bolo geladinho com creme e fruta fresca?

Cover Image for Data Centers Sustentáveis – O (fundo do) mar é a solução?

Energia, água, ocupação do solo, emissões de carbono… O impacto da inteligência artificial no planeta.