extra, extra, extra

Cover Image for E se a Terra tivesse um limite?

E se a Terra tivesse um limite?

Secas, desmatamento, erosão dos solos, perda da biodiversidade, emissões de CO2, furacões, incêndios, enchentes, alterações climáticas… Tudo isso é reflexo do que o dia de hoje representa. U-hum!

 

Hoje, dia 29 de julho de 2021, mais cedo do que nunca na história, passamos a consumir além da capacidade desta nossa casa maravilhosa, o Planeta Terra. Sim, estamos falando do dia da Sobrecarga Da Terra. 

Vamos de #PapoNude e textão porque já estávamos com saudades 😉

Parece complicado, mas na realidade a conta é simples. De um lado existe a quantidade de recursos naturais que a Terra é capaz de gerar por ano, a chamada biocapacidade do planeta. 

Do outro temos a pegada ambiental da humanidade, que nada mais é do que a demanda da humanidade para aquele ano, nossas necessidades em termos de alimentação, infraestrutura, produtos, gases que provocam o efeito estufa, etc.

No mundo ideal, dividindo uma pela outra e multiplicando pelos dias do ano deveríamos obter um balanço, um equilíbrio entre o consumo dos recursos naturais e a capacidade de regeneração dos ecossistemas. No mundo real, a humanidade tem consumido a cada ano estes recursos de maneira mais rápida e a partir de hoje vamos além do que nossa casa pode nos oferecer, o Dia da Sobrecarga da Terra – repetindo para ninguém esquecer – acontece cada vez mais cedo, e nos últimos 20 anos já foi antecipado em 3 meses. 

Este ano a previsão é que vamos consumir 174% da biocapacidade do planeta. É como se precisássemos de 1,7 planetas para dar conta das nossas demandas. E se continuarmos neste passo, em 2030 vamos precisar de 3 planetas.

Mas e aí? O que podemos fazer? 

Hoje, as emissões de carbono representam 57% da pegada ambiental da humanidade. E é por isso que este assunto é prioridade para nós por aqui. Pelo mesmo motivo, que uma mudança se faz urgente. Qualquer mudança, por menor que seja, pois o que importa é nos ajudar nesse caminho rumo ao equilíbrio e a prosperidade dentro de um só Planeta. 

A-ham, ir de bike, a pé ou usar o transporte público ajuda. Evitar desperdícios, de água, alimento, energia ajuda. E lógico, trocar o leite de vaca por Nude também. Continha simples – Em uma semana essa troca representaria uma economia anual de 153,4Kg CO2e.*** 


Sim, o que vai no seu copo importa! E a Terra tem um limite: HOJE.

* Fonte Poore and Nemecek (2018);
*footprintnetwork.org
* CarbonCloud
*Considerando o consumo de 1L por semana e as emissões de 3.2Kg CO2e* por Litro de leite de vaca e 0,25Kg CO2e** 

Leia mais ~tim-tim por tim-tim~

Cover Image for Cuscuz de tapioca Nude

Uma receita popular e tipicamente brasileira, mas feita todinha de planta. U-hum.

Cover Image for Affogato Nude

Um sorvete de baunilha afogado em espresso quente. Vai um affogato aí? Affogato: uma combinação nada improvável. Quente e gelado, doce e ácido, isso é o que acontece ao juntar sorvete de baunilha Nude e um doppio (tecla SAP: espresso duplo). Quem diria que isso se tornaria uma “sobremesa” de café clássica. O que é […]

Cover Image for Seu prato nutre ou desnutre o corpo da terra?

Seja clarividente ou cientista, uma coisa é certa: o futuro do planeta passa pela nossa boca.