Pra começo de conversa
Prazer, somos a Nude, uma startup brasileira que transforma a aveia em alternativas ao leite de vaca e seus subprodutos, u-hum. Assim, criamos uma linha completa de ~leites~ vegetais, bebidas proteicas e produtos culinários, diga-se creme e condensado de aveia. Todos eles sem glúten, sem lactose, clean label e com impacto positivo para o planeta.
Por isso, estamos em uma busca constante pela redução da pegada de carbono do nosso portfólio. E foi exatamente nesse processo de análise que identificamos uma grande oportunidade de reduzir o desperdício de alimentos e nossas emissões de CO₂e.
O insight
Durante um estudo detalhado de cada etapa de produção (e do mapeamento de toda nossa cadeia de fornecimento), identificamos a existência de uma biomassa gerada no processo de filtragem das nossas bases de aveia. Análises confirmaram que ela é rica em fibras e proteínas.
Estima-se que 30% dos alimentos produzidos no país são perdidos, o que totaliza cerca de 46 milhões de toneladas desperdiçadas por ano. Diante desse cenário, decidimos contrariar as estatísticas e desenvolver, a partir dessa biomassa, o Nude Cereal nos sabores Baunilha e Cacau.
Quem diria? Um cereal matinal crocante, proteico, nutritivo, com gosto de gostoso, fibras e baixo impacto ambiental, criado por meio dos conceitos de upcycling e economia circular (circularidade).
Reconhecimentos
Por conta do pioneirismo, o Nude Cereal se tornou o primeiro produto do Brasil a receber o selo de Certificação Produto Upcycled, da Upcycling Solutions. Mas calma, que a história não termina por aí.
Em 2024:
- Foi eleito a 2ª maior inovação da Naturaltech, o maior evento de produtos naturais da América Latina.
- Foi apresentado em eventos realizados durante a Climate Week de Nova York, nos EUA.
- Recebeu o reconhecimento do Edital de Meio Ambiente – Movimento Conexão Circular, categoria Economia Circular, do Pacto Global – Rede Brasil, da ONU, durante a COP29 em Baku, no Azerbaijão.
Em 2025:
- Passou pelas 3 etapas (Design, Produção & Exibição) do desafio “O Grande Redesenho de Alimentos”, da Ellen MacArthur Foundation, em parceria com o Sustainable Food Trust.
- Esteve presente no Keystone, um evento anual de design circular de alimentos realizado em Amsterdã, na Holanda.
Diferenciais
Assim como todo o portfólio da Nude com produtos à base de aveia e com rótulo limpo, o Nude Cereal atende consumidores com restrições alimentares por não conter glúten, lactose, nem nada de origem animal, além de ser clean label e livre de corantes, conservantes, aromas ou adoçantes artificiais.
Na parte nutricional, a versão Cacau oferece 9g de proteína e 5g de fibras por porção. Já o de Baunilha apresenta 7,7g de proteína e 4,6g de fibras. Tudo isso, sem abrir mão do sabor (de infância pra muitas pessoas).
Além disso, o upcycling com a biomassa da base de aveia tem o potencial de reduzir a pegada de carbono de toda a nossa linha em 6,53%. Ainda sobre a nuvem que estampamos nas embalagens, as emissões do Nude Cereal Cacau são de 1,20kg CO₂e/kg, enquanto as do Nude Cereal Baunilha são de 0,94kg CO₂e/kg .
O que queremos
“Criar um produto a partir de insumos que não são retirados da natureza, ou seja, que são reaproveitados, é disruptivo e responde muito bem ao desafio ambiental que vivemos. Os recursos do planeta são limitados e precisamos, como sociedade, nos reinventar e rever os sistemas alimentares da atualidade. Espero que este olhar sistêmico inspire outras marcas a olhar de forma inovadora para sua cadeia e processos produtivos.”
Mariana Spignardi – Diretora de impacto da Nude
“Nosso propósito é ajudar os consumidores na transição para uma economia de baixo carbono. Com essa inovação, estamos tornando essa jornada mais fácil. O ~leite~ e o cereal matinal são considerados uma combinação irresistível. Com o Nude Cereal, seguimos fazendo o que sempre buscamos: quebrar paradigmas através do sabor, da saudabilidade e da sustentabilidade.”
Tally Gross – Diretora de marketing da Nude
“Nosso maior desafio é alcançar mais pessoas e moldar comportamentos. Especialmente em tempos em que metas climáticas muitas vezes parecem distantes ou intangíveis. É sobre mudar a lógica de como produzimos, consumimos e nos relacionamos com o planeta. Esse é o papel da Nude: usar os produtos como porta de entrada para uma cultura de baixo carbono. O cereal, além de gostoso e nutritivo, é uma peça-chave nessa transição, sendo feito a partir do ~leite~ de aveia que todos já conhecem e confiam.”
Renata Soares – Diretora de brand & comunicação da Nude
E você?
Já provou nosso Nude Cereal? Curtiu saber sobre o processo de desenvolvimento? Espie mais em nosso site.
Criamos um Canal de Transmissão no Instagram. Se estiver no celular, clique aqui!