extra, extra, extra

Cover Image for Desvendando o Nude Cereal

Desvendando o Nude Cereal

Saiba tudo sobre o 1º produto upcycled certificado do Brasil!

Pra começo de conversa

Prazer, somos a Nude, uma startup brasileira que transforma a aveia em alternativas ao leite de vaca e seus subprodutos, u-hum. Assim, criamos uma linha completa de ~leites~ vegetais, bebidas proteicas e produtos culinários, diga-se creme e condensado de aveia. Todos eles sem glúten, sem lactose, clean label e com impacto positivo para o planeta. 

Por isso, estamos em uma busca constante pela redução da pegada de carbono do nosso portfólio. E foi exatamente nesse processo de análise que identificamos uma grande oportunidade de reduzir o desperdício de alimentos e nossas emissões de CO₂e.

 

O insight

Durante um estudo detalhado de cada etapa de produção (e do mapeamento de toda nossa cadeia de fornecimento), identificamos a existência de uma biomassa gerada no processo de filtragem das nossas bases de aveia. Análises confirmaram que ela é rica em fibras e proteínas.

Estima-se que 30% dos alimentos produzidos no país são perdidos, o que totaliza cerca de 46 milhões de toneladas desperdiçadas por ano. Diante desse cenário, decidimos contrariar as estatísticas e desenvolver, a partir dessa biomassa, o Nude Cereal nos sabores Baunilha e Cacau.

Quem diria? Um cereal matinal crocante, proteico, nutritivo, com gosto de gostoso, fibras e baixo impacto ambiental, criado por meio dos conceitos de upcycling e economia circular (circularidade). 

 

 

Reconhecimentos

Por conta do pioneirismo, o Nude Cereal se tornou o primeiro produto do Brasil a receber o selo de Certificação Produto Upcycled, da Upcycling Solutions. Mas calma, que a história não termina por aí.

 

Em 2024:

  • Foi eleito a 2ª maior inovação da Naturaltech, o maior evento de produtos naturais da América Latina.
  • Foi apresentado em eventos realizados durante a Climate Week de Nova York, nos EUA.
  • Recebeu o reconhecimento do Edital de Meio Ambiente – Movimento Conexão Circular, categoria Economia Circular, do Pacto Global – Rede Brasil, da ONU, durante a COP29 em Baku, no Azerbaijão.

 

Em 2025:

  • Passou pelas 3 etapas (Design, Produção & Exibição) do desafio “O Grande Redesenho de Alimentos”, da Ellen MacArthur Foundation, em parceria com o Sustainable Food Trust. 
  • Esteve presente no Keystone, um evento anual de design circular de alimentos realizado em Amsterdã, na Holanda.

 

Diferenciais

Assim como todo o portfólio da Nude com produtos à base de aveia e com rótulo limpo, o Nude Cereal atende consumidores com restrições alimentares por não conter glúten, lactose, nem nada de origem animal, além de ser clean label e livre de corantes, conservantes, aromas ou adoçantes artificiais.

Na parte nutricional, a versão Cacau oferece 9g de proteína e 5g de fibras por porção. Já o de Baunilha apresenta 7,7g de proteína e 4,6g de fibras. Tudo isso, sem abrir mão do sabor (de infância pra muitas pessoas).

Além disso, o upcycling com a biomassa da base de aveia tem o potencial de reduzir a pegada de carbono de toda a nossa linha em 6,53%. Ainda sobre a nuvem que estampamos nas embalagens, as emissões do Nude Cereal Cacau são de 1,20kg CO₂e/kg, enquanto as do Nude Cereal Baunilha são de 0,94kg CO₂e/kg .

 

O que queremos

“Criar um produto a partir de insumos que não são retirados da natureza, ou seja, que são reaproveitados, é disruptivo e responde muito bem ao desafio ambiental que vivemos. Os recursos do planeta são limitados e precisamos, como sociedade, nos reinventar e rever os sistemas alimentares da atualidade. Espero que este olhar sistêmico inspire outras marcas a olhar de forma inovadora para sua cadeia e processos produtivos.”

Mariana Spignardi – Diretora de impacto da Nude


“Nosso propósito é ajudar os consumidores na transição para uma economia de baixo carbono. Com essa inovação, estamos tornando essa jornada mais fácil. O ~leite~ e o cereal matinal são considerados uma combinação irresistível. Com o Nude Cereal, seguimos fazendo o que sempre buscamos: quebrar paradigmas através do sabor, da saudabilidade e da sustentabilidade.”

Tally Gross – Diretora de marketing da Nude

 

“Nosso maior desafio é alcançar mais pessoas e moldar comportamentos. Especialmente em tempos em que metas climáticas muitas vezes parecem distantes ou intangíveis. É sobre mudar a lógica de como produzimos, consumimos e nos relacionamos com o planeta. Esse é o papel da Nude: usar os produtos como porta de entrada para uma cultura de baixo carbono. O cereal, além de gostoso e nutritivo, é uma peça-chave nessa transição, sendo feito a partir do ~leite~ de aveia que todos já conhecem e confiam.”

Renata Soares – Diretora de brand & comunicação da Nude

 

E você?

Já provou nosso Nude Cereal? Curtiu saber sobre o processo de desenvolvimento? Espie mais em nosso site.

 

 

 

 

Criamos um Canal de Transmissão no Instagram. Se estiver no celular, clique aqui!

Leia mais ~tim-tim por tim-tim~

Cover Image for Canjica Nude
Categoria
Receita

Uma canjica vegana pra ninguém botar defeito.

Cover Image for A história do velho leite
Categoria
Nutris

Mergulhamos no passado pra entender o consumo de laticínios no Brasil.

Cover Image for Suco Verde Nude
Categoria
Receita

Todo mundo tem a sua própria versão de suco verde, a gente também!