Não pense que desistimos do plano A de combate à crise climática. Só estamos colocando em prática também as alternativas B, C, D… Sim, a sociedade está (ou deveria estar) se mobilizando pra reduzir as emissões de carbono na atmosfera, u-hum. Mas enquanto o conhecido Acordo de Paris não é cumprido, sentimos na pele e no bolso os efeitos das mudanças climáticas.
É aquele velho tratar os sintomas e não a causa. Apesar disso, a adaptação climática não pode ser considerada apenas paliativa, pois gera um retorno positivo pro planeta. Segundo um estudo do World Resources Institute (WRI), cada 1 dólar investido em ações é capaz de gerar até US$10 ao longo de dez anos. E o melhor disso é que metade desse ganho em empregos e produtividade, perdas evitadas e benefícios socioambientais ocorre independente dos eventos climáticos extremos.
E quais são esses investimentos voltados pra redução ou gestão de riscos climáticos? Agricultura resiliente ao clima, expansão dos serviços de saúde, proteção contra inundações urbanas, construções que oferecem conforto térmico no calor e no frio, sistemas de monitoramento do nível do mar, uso eficiente de água para os períodos de escassez e por aí vai.
Moçambique, por exemplo, está expandindo um programa com o apoio do Fundo de Desenvolvimento de Capital das Nações Unidas (ONU). O país do sul da África é um dos mais vulneráveis do continente, encarando cheias, ciclones e secas, além de inúmeros desafios estruturais, econômicos e conflitos internos. Até 2024, os cerca de 100 projetos haviam beneficiado mais de 3 milhões de pessoas.
Já no Brasil, foi lançada uma cartilha sobre adaptação climática para estados e municípios. O material desenvolvido pelo Ministério das Cidades cita os principais riscos de cada região, além de recomendações de políticas públicas. Já o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima criou uma iniciativa batizada de AdaptaCidades.
Esse é apenas o começo, porque ainda há muito o que fazer por aqui, não é mesmo?
Criamos um Canal de Transmissão no Instagram. Espie aqui!



