extra, extra, extra

Cover Image for Dois baristas & uma cafeteria

Dois baristas & uma cafeteria

Uma dupla que faz o café com Nude brilhar na Bela Vista.

Laiz Alessandretti & Marcelo Zucchi, amigos desde a adolescência, se uniram para transformar uma portinha com 12m² na região da Bela Vista, em São Paulo, na Parahy Cafés (ex-Bah! Café). Nesse papo em dose dupla, você vai ler sobre confeitaria, barismo e ancestralidade, tudo junto e misturado.

 

Hey Laiz, sabemos que você é responsável pelos quitutes da Parahy e queremos saber um pouco mais sobre sua jornada.

Ah, sempre gostei de várias coisas e me aventurei por algumas áreas até chegar na confeitaria. Estudei em Buenos Aires e me apaixonei pelo estilo argentino de fazer doces, que lembram muito coisas de vó.

 

Mas como o café especial entrou na sua vida?

Comecei a aprender vendo a operação de café dos lugares onde trabalhei na Argentina e no Brasil. Cheguei a ter uma outra cafeteria no interior do Rio Grande do Sul. Depois, vim pra São Paulo pra trabalhar como barista no Pato Rei, onde também trabalhei na cozinha.

 

E quando você descobriu que o ~leite~ também vem das plantas?
Ah, posso dizer que foi visitando cafeterias com o Marcelo. Aí vi que o ~leite de aveia~ Nude Barista fazia sentido. Depois de alguns testes, decidimos colocar no cardápio da Parahy desde o comecinho.

 

Sério?

Sim. E o consumo dos clientes só foi aumentando com o passar do tempo. Eu mesma acho que o chocolate gelado com espresso fica mais gostoso com o Barista. Também usamos o ~leite~ em uma sobremesa que batizamos de brownie com Nude e que ninguém diz que é todinho de planta.

 

E você tem alguma receita secreta com Nude?

Ah, eu gosto de fazer uma vitamina batendo no liquidificador ~leite de aveia~, banana e canela. Em casa de barista, a bebida é sem café, rs.

 

Agora, Marcelo, corre aqui. Sabemos que a cafeteria de vocês é muito conhecida por deixar claro suas origens, né?

No próprio nome já escolhemos algo que fosse imutável, que tivesse uma relação com nossa identidade gaúcha e honrasse nossas origens. Então, Bah! Café veio disso. E na nova fase, como Parahy Cafés, mantivemos isso, mas focando ainda mais em mostrar de onde viemos.

 

Mas de onde surgiu esse nome?

Parahy vem de Paraí, que é uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul onde eu e a Laiz nascemos e crescemos. Isso também simboliza muito o nosso conceito de slow coffee, que é oferecer um local aconchegante, onde os clientes possam conversar e fofocar com os baristas, rs.

 

Por conta do espaço, vocês realmente ficam pertinho de quem está do outro lado do balcão….

Isso mesmo. Essa proximidade física fez com que nos tornássemos muito próximos e criássemos uma comunidade. É meio como a Teoria do Terceiro Lugar, que diz que, além da casa e do trabalho, as pessoas precisam ter um terceiro ambiente de convivência social.

 

Hummm, e como vocês se destacam mesmo sendo uma cafeteria pequena?

Focamos na internet e nas redes sociais e não abrimos mão dos nossos 3 pilares, respeito, qualidade e sustentabilidade. São coisas que também identificamos na Nude e isso colaborou com nossa decisão de implementar a edição Barista no menu.

 

Pra finalizar, queremos que você também compartilhe sua receita secreta com Nude.

Na cafeteria, é o chocolate gelado com espresso mesmo. Mas em casa, eu gosto de fazer um smoothie pro pós-treino com ~leite de aveia~, proteína, banana e uva passa. 

Leia mais ~tim-tim por tim-tim~

Cover Image for Cuscuz de tapioca Nude

Uma receita popular e tipicamente brasileira, mas feita todinha de planta. U-hum.

Cover Image for Affogato Nude

Um sorvete de baunilha afogado em espresso quente. Vai um affogato aí?

Cover Image for Seu prato nutre ou desnutre o corpo da terra?

Seja clarividente ou cientista, uma coisa é certa: o futuro do planeta passa pela nossa boca.