Então é Natal… Vinheta de fim de ano rolando na tevê, Mariah sendo descongelada (rs!), aquela nada inédita piada do pavê & uma árvore cheia de presentes. Isso soa familiar pra muitos de nós, não é mesmo? Entre metas & resoluções para o ano que se inicia, vale aquela clássica reflexão: isso tudo nutre ou desnutre o corpo da terra?
Segundo o Programa de Redução de Resíduos, Reciclagem, Compostagem e Gestão de Resíduos Sólidos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, a quantidade de lixo doméstico aumenta mais de 25% durante as festas de fim de ano. Por lá, o volume de resíduos destinado aos aterros sanitários chega a mais de um milhão de toneladas por semana. Quem não conhece alguém que renova anualmente toda a decoração natalina?
E essa conta pode ficar ainda maior por conta de algumas trends da internet. Basta acessar as redes sociais para se deparar com uma infinidade de vídeos de unboxing de calendários do advento. O que começou como uma brincadeira de criança envolvendo doces e a contagem regressiva pra chegada do Papai Noel, se tornou febre entre os adultos.
Um artigo do jornal britânico The Guardian chama a atenção para alguns fatos envolvendo essa nova moda. Os 24 chocolatinhos foram substituídos por itens de skincare, perfumaria, maquiagem, higiene pessoal, bonequinhos colecionáveis e por aí vai.
A questão é que muitas vezes esses grandes calendários são recheados de produtos que não agradam ou que estavam beeeeem longe da lista de compras (ou de desejos) do consumidor. Aí o risco dessas mercadorias irem para o fundo da gaveta ou para a lixeira é grande.
Se o hype está atrelado a um sentimento (de descobrir qual é o item surpresa, por exemplo), por que não (se) presentear com outro tipo de experiência? Workshop sobre preparo de café, aula de cerâmica, jantar em um restaurante diferente, massagem e etcetera. É só escolher!
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