~O que você toma ou engole nutre ou desnutre o corpo da terra?~, Bugou? Pois é, grande parte dos nossos leitores da caixinha dessa marca que começa com Nu e termina com De não sabe de toda ginástica que fazemos para oferecer um produto com baixa pegada de carbono, u-hum.
Pra começar essa leitura, coloque seus óculos, mas se não tiver, pegue um emprestado. A seguir vamos de papo cabeça. Constatamos que 99,9% das nossas emissões são atribuídas aos processos e atividades que vêm da nossa cadeia de fornecimento, sendo que 29% dessas emissões são atribuídas às atividades no campo. Para quem já nos acompanha, vale refrescar que só em 2024 foram 697ton CO₂e.
Se estivéssemos sentados em um talk show e nos pedissem para dizer qual o futuro que queremos, nessa altura do campeonato diríamos:
Um futuro em que os alimentos nutram o corpo da terra.
Sabemos que para isso, é preciso ir além. Ir além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e ter produtos com pegada de carbono zero. Precisamos sequestrar, ou seja, retirar os gases que já foram emitidos e passeiam por nossa atmosfera. Chegou a hora de regenerar!
Para a Nude, a agricultura regenerativa é vista sob uma perspectiva ampla e sistêmica, que considera 4 pilares: Solo, Vida, Economia & Paisagem.
De grão em grão, queremos alcançar esse objetivo. A única certeza nessa hora é que a gente tem que fazer agora, partindo do solo. Para isso iniciamos um projeto piloto, em 2022 que batizamos de Agricultura de Baixo Carbono, com 2 focos:
- Reduzir as emissões de carbono e nitrogênio das práticas agrícolas, para reduzir a pegada de nossos produtos e equilibrar o solo.
- Aumentar a captação de carbono e a fixação de nitrogênio, porque precisamos retirar da atmosfera os gases que já estão por aí.
Espie nosso Protocolo de Agricultura de Baixo Carbono: Baixe aqui!
Estamos criando agora um solo feito por muitos que também mergulharam nessa com a gente e com você, que faz escolhas mais conscientes.
Não sabemos onde isso vai dar, mas já saímos da caixinha, sem volta.



