Pra começo de conversa, o South by Southwest nada mais é que um festival de inovação que acontece todos os anos em Austin, no Texas. É lá que os antenados do mundo todo se reúnem pra trocar experiências e acompanhar talks dos mais diversos temas, sim, eles falam de tecnologia, negócios AND entretenimento.
Nesta edição, muito se falou sobre Inteligência Artificial. Ian Beacraft, CEO da Signal & Cipher, disse que, até 2029, a IA vai ser 10 vezes melhor do que é hoje. Eita! Por isso, entramos em um superciclo tecnológico. Segundo a futurista Amy Webb, vamos ter um longo período de aumento da demanda por matérias-primas e ativos, o que deve encarecer custos de produção.
Por isso, o talk “From Garbage to Gold: Transforming Food Waste into Profits” (tecla SAP: “Do Lixo ao Ouro: Transformando o Desperdício de Alimentos em Lucro”) apresentou diferentes visões sobre como transformar ingredientes excedentes em novos produtos, melhorando a saúde do planeta e de nós, caixinhas & humanos.
Ainda em nossa aventura na terra do tio Sam, ouvimos a ativista indígena Txai Suruí, produtora-executiva do documentário “O Território”, explicar como os conhecimentos ancestrais dos povos amazônicos podem contribuir com as questões ambientais.
Pra terminar (por enquanto) essa tour, não poderíamos deixar de fora a estrela de cinema Jane Fonda, que não teve nenhuma papa na língua ao dizer “eles sabiam desde os anos 70 que os produtos que colocavam no mundo iam causar o aquecimento global. E não fizeram nada para impedir”, concluiu a diva ao pedir ações contra as mudanças climáticas.