Nossas Editorias

Cover Image for Estás preparado para o ~lobo mau~?

Estás preparado para o ~lobo mau~?

Resiliência… só que climática. Um assunto que pode não soar familiar, mas não é tão distante assim.

Introdução

Senta que lá vem a história. Relembre o conto dos 3 porquinhos e imagine que eles são a sociedade, os governos, os países… Já o lobo mau, que consegue colocar uma casa abaixo num sopro, representa as mudanças climáticas. Assim como na vida real, o “porquinho” mais bem preparado é o único que tem a “moradia” preservada. Tcharam, eis a tal resiliência climática, u-hum.

Da analogia pro mundo real, ela significa a capacidade de sistemas naturais, sociais e econômicos de resistir, se adaptar e se recuperar dos impactos ambientais negativos, tipo os eventos climáticos extremos (ondas de calor, secas, enchentes, geadas, etc). Com tudo isso acontecendo com maior intensidade e recorrência, algo precisa e está sendo feito.

Na cidade

As cidades se tornam mais resilientes através de áreas como infraestrutura (obras de drenagem, isolamento térmico e telhado verde), planejamento urbano verde (criação de áreas verdes e florestas urbanas), políticas públicas (incentivo a práticas sustentáveis, planos de emergência climática) & inovação (monitoramento dos riscos, implementação de novas tecnologias).

No campo

Trazendo para a realidade da Nude, as medidas de adaptação climática também são aplicadas no campo. Sim, nas áreas rurais elas envolvem iniciativas que melhoram a saúde do solo, preservam a biodiversidade e aumentam a resiliência econômica.  

Agricultura regenerativa 

Por isso mesmo, a agricultura regenerativa está diretamente ligada à resiliência climática, pois torna as plantações (incluindo as de aveia da sua caixinha favorita) mais adaptadas, aumentando a capacidade de enfrentar os desafios das mudanças do clima. As práticas regenerativas emitem menos GEE (tecla SAP: gases do efeito estufa), reduzindo a pegada de carbono dos produtos e colaborando com a mitigação dos impactos climáticos.

Essa série de ações tem o objetivo de reverter os danos ambientais e restaurar o equilíbrio dos ecossistemas, gerando impactos ambientais e sociais positivos para as pessoas e o planeta. Em nossa visão, entendemos que elas devem ser divididas em 4 pilares: o solo, a paisagem, a vida e a economia.

Em primeiro lugar, os planos tratam da melhoria da saúde do solo com foco na agricultura de baixo carbono. Depois, da conservação da paisagem, do aumento da biodiversidade e do envolvimento da comunidade local. Por fim, do incremento da produtividade e da capacidade de adaptação econômica.

Leia mais ~tim-tim por tim-tim~

Cover Image for Milkshake (sem sorvete!) Torta de Cereja Nude
Categoria
Receita

Uma bebida gelada com uma cremosidade que não está no gibi.

Cover Image for Bolo Gelado de Abacaxi Nude
Categoria
Receita

Quem resiste a um bolo geladinho com creme e fruta fresca?

Cover Image for Data Centers Sustentáveis – O (fundo do) mar é a solução?

Energia, água, ocupação do solo, emissões de carbono… O impacto da inteligência artificial no planeta.