Nossas Editorias

Cover Image for O impacto (para o planeta) do turismo em massa

O impacto (para o planeta) do turismo em massa

Receber turistas em excesso não é um mar de rosas.

Férias, recesso ou feriado, não importa a ocasião, viajar é praticamente uma unanimidade entre os que gostam de pegar a estrada (ou o avião). Se antes tudo exigia um grande planejamento, hoje basta abrir as redes sociais pra se deparar com uma infinidade de destinos virais — além de todos os posts que você salvou pra depois. Mas qual é o impacto desse turismo em massa em locais que não eram (ou sempre foram) alvo de desejo dos viajantes?

Estima-se que no ano passado foram registradas cerca de 1,5 bilhão de chegadas em todo o mundo, um dos maiores volumes de viagens da história. E o grande número de pessoas chegando no mesmo lugar ao mesmo tempo sobrecarrega a infraestrutura até de localidades consideradas “desenvolvidas”. Um exemplo disso é Barcelona, na Espanha, que implementou medidas para reduzir os aluguéis de curto prazo, que inflacionam os preços das moradias. O fenômeno das cidades ocas já foi registrado em Nova York (EUA) e Atenas (Grécia).

Isso vai muito além da questão dos bastões de selfie proibidos nos famosos parques temáticos ou do excesso de drones sobrevoando os céus. Há o aumento da produção de resíduos, do consumo de água e energia elétrica, além da redução de áreas verdes para construção de prédios e estacionamentos. Ah, isso é ainda mais impactante quando ocorre em áreas mais restritas, como a ilha de Maiorca, nas Baleares. Por lá, o esgoto liberado no mar afeta a vida marinha (e os minúsculos fitoplâncton).

Não pensem que esquecemos da nossa velha conhecida pegada de carbono, rs. Estima-se que o turismo no geral seja responsável por entre 8% e 10% das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. E, pasmem, a pegada aumentou 65% entre os anos de 1995 e 2019, pressionada pelo transporte, principalmente o aéreo. Afinal, quem nunca pegou um voo com escala e conexões em aeroportos cheios? Pensando nisso, Copenhague oferece aluguel de bicicletas de graça pra quem chega à capital dinamarquesa de trem. 

Isso que nem falamos das viagens no estilo set-jetting, feitas apenas pra tirar fotos em cenários “icônicos”. Maui, no Havaí, Sicília, na Itália, e Koh Samui, na Tailândia, viram o número de visitantes aumentar até 20% após aparecerem na série “The White Lotus”. Situação semelhante ocorre em Dubrovnik, na Croácia, e Hallstatt, na Áustria, por conta de “Game of Thrones” e do dorama “Valsa da Primavera”.

E como estão as coisas por aqui?

 

Criamos um Canal de Transmissão no Instagram. Se estiver no celular, clique aqui!

 

Leia mais ~tim-tim por tim-tim~

Cover Image for Pão de Queijo (sem queijo!) Vegano & Proteico Nude
Categoria
Receita

A estrela do café da manhã, do lanche da tarde, da recepção das visitas.

Cover Image for Escopo 3: O calcanhar de Aquiles da jornada corporativa de descarbonização

Quais emissões de carbono estão incluídas nessa equação?

Cover Image for Milkshake (sem sorvete!) Torta de Cereja Nude
Categoria
Receita

Uma bebida gelada com uma cremosidade que não está no gibi.