extra, extra, extra

Cover Image for Eu mereço um docinho, u-hum

Eu mereço um docinho, u-hum

Dopamina ou não dopamina, eis a questão.

Hora do almoço: eu mereço! Eu mereço um docinho, um chocolatinho, um agradinho para encarar o restinho do dia. Final de expediente e depois de tanto -inho, eu também mereço um fast-food, um doce (de novo!), afinal trabalhei demais, não é mesmo? E assim, a lista dos alimentos indulgentes só vai aumentando…

Na sua rotina, você certamente percebe essa busca incansável por prazeres gustativos afetivos nos momentos de cansaço. Mas agora, isso também está aparecendo nos momentos de cuidado. Atualmente, há um aumento na preocupação com a saúde: se manter saudável nunca esteve tão hype (ainda bem!). E é por isso que a busca por produtos saudáveis, mas também indulgentes, tem aumentado. Por outro lado, vem a pergunta que não quer calar: por que precisamos disso o tempo todo? 

A resposta, não tão simples, é “porque estamos viciados em sentir prazer“, simbolizando algo profundo: ⅓ da população brasileira tem diagnóstico de ansiedade e essa procura por alívio pode ser a explicação para o combo cuidar da saúde & se recompensar o tempo todo.

Mas e agora, quem poderá nos ajudar? Segundo a escritora Anne Lembke, do livro Nação Dopamina, o jejum de dopamina. Evitar tudo aquilo que causa uma descarga dopaminérgica grande parece ajudar. 

Claro que o cuidado com a saúde mental acompanhado de um bom profissional é insubstituível. Mas dormir bem, praticar exercícios regulares e dar um tempo nas redes sociais pode ajudar muito. Ah, e também: reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, pois, ao que tudo indica, quanto mais ingredientes, maior a descarga da dopamina que toma conta das nossas sinapses. E aí, aquele ciclo stress-prazer vai parecer que nunca vai ter fim.

Vale dosar. Sabor na dose certa, muito prazer na vida e nada de ingredientes impróprios.

Leia mais ~tim-tim por tim-tim~

Cover Image for Cuscuz de tapioca Nude

Uma receita popular e tipicamente brasileira, mas feita todinha de planta. U-hum.

Cover Image for Affogato Nude

Um sorvete de baunilha afogado em espresso quente. Vai um affogato aí? Affogato: uma combinação nada improvável. Quente e gelado, doce e ácido, isso é o que acontece ao juntar sorvete de baunilha Nude e um doppio (tecla SAP: espresso duplo). Quem diria que isso se tornaria uma “sobremesa” de café clássica. O que é […]

Cover Image for Seu prato nutre ou desnutre o corpo da terra?

Seja clarividente ou cientista, uma coisa é certa: o futuro do planeta passa pela nossa boca.