extra, extra, extra

Cover Image for Afinal, o que querem os homens?

Afinal, o que querem os homens?

A nutrição também é de Marte! E não é nem preciso cruzar a Via ~Láctea~ (de aveia) pra explicar isso.

Quando falamos da procura por consultas com nutricionistas, as mulheres lideram essa corrida. Entendemos que o emagrecimento se destaca na vida do público feminino, mas também sabemos que essa é uma parcela da população que se preocupa mais em prevenir do que remediar: ou seja, se cuidar antes dos problemas aparecerem!. Mas calma lá: isso não significa que os homens não estejam interessados em saúde ou na escolha do que colocam no prato. Eles até estão, mas as razões que os levam à consulta (ou a falta dela) são beeeeeeem diferentes.

Primeiro, a pergunta que não quer calar: o que querem os homens? Grande parte chega no consultório de uma nutri com objetivos mais definidos, como ganho de massa muscular, performance esportiva e, mais recentemente, tratamento de saúde. Mas ao contrário das mulheres, é raro encontrar um paciente masculino interessado em entender a relação com a comida, explorar as emoções ao comer ou até mesmo criar uma rotina alimentar que vá além do basicão. É comer pra “resolver”, e pronto.

Aqui temos duas informações que, para o público feminino, já andam juntas, mas que para ~los chicos~ talvez seja necessário ligar os pontos. O primeiro é a nutrição. Homens costumam procurar alimentos ricos em proteína e permanecem indiferentes quando o assunto é a quantidade de fibras, a presença de glúten e o tipo de gordura. Basicamente, eles olham menos detalhes de rótulos e tabelas nutricionais. 

Além disso, eles também tendem a ser mais resistentes para iniciar mudanças alimentares que envolvem abrir mão de alimentos que são socialmente associados à identidade de gênero. Aí temos um exemplo clássico: a carne (muitas vezes vista como a única fonte de proteína do planeta, rs). Então, ao invés do fim do consumo, que tal um ajuste na frequência ou até uma “segunda sem carne” com produtos igualmente saudáveis, práticos e cheios de proteína?

Apenas olhar para a nutrição sem considerar contextos é furada. Então, como ter uma abordagem mais completa para um público que, muitas vezes, encara a comida apenas como combustível? Como fazer ele entender sobre planejamento, rótulos nutricionais e comer emocional sem parecer que as coisas estão se “complicando demais”? Ter essas informações concede mais autonomia na hora de escolher um alimento é um bom caminho. 

A boa notícia é que  não existem apenas dificuldades: Apesar dos homens geralmente se engajarem com menos facilidade, uma vez que eles entendem a lógica da alimentação e percebem os resultados, a adesão costuma ser alta. No geral, eles são práticos, diretos e – spoiler! – podem surpreender ao se abrirem para mudanças que vão além do corpo, u-hum.

Seja pela busca de performance, saúde ou estética, os homens podem estar mais perto de uma nutrição descomplicada e, ao mesmo tempo, completa. Porque eles também merecem (e precisam de) muito mais do que apenas proteínas no prato.

Leia mais ~tim-tim por tim-tim~

Cover Image for GeNude
Categoria
Receita

Serve quente, serve frio ou uma versão para os adultos depois que as crianças dormirem.

Cover Image for Fazedores de Café & Nude – Uma parceria com propósito social

Viagem de avião, zapear de canais, inspiração… Foi assim que o Fazedores de Café começou. A gente te conta melhor essa história.

Cover Image for Falafel com Nude
Categoria
Receita

Um bolinho de grão-de-bico (com ~leite~ de aveia Nude) que vai bem com tudo.