Amante das artes e da cultura, Larissa pensava que a carreira profissional seguiria por essa rota. Mas, as coisas mudaram e hoje ela trabalha na cozinha do Dois Trópicos, em Pinheiros. Improvável? Para a gente, a trajetória faz é muito sentido.
Você é uma defensora da comida de verdade, né?
Sou da periferia de Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo, e sempre convivi com uma irmã vegetariana. Com isso, percebi desde cedo a importância de uma alimentação natural, limpa e sustentável. A questão ganhou ainda mais força, depois que engravidei e passei a cultivar alimentos no meu quintal, principalmente, PANCs (tecla SAP: Plantas Alimentícias Não Convencionais).
E você sempre trabalhou em cozinha?
Não, eu era muito ligado ao movimento artístico e cultural. Mas, acabei optando por mudar de carreira. Fiz um curso de “Cozinha e Comportamental” no Instituto Capim Santo, da chef Morena Leite, que virou uma chave em minha vida.
Hummm…
Depois trabalhei em pequenos estabelecimentos, passando por todas as praças, incluindo pia, salão, bar, etc. Até que vim parar no Dois Trópicos, que tem propósitos muito parecidos com os meus e possibilita diversos aprendizados.
Nos conte mais.
Na cafeteria, tive a oportunidade de trabalhar pela primeira vez com bebidas quentes. Então, é sempre um novo aprendizado. A gente usa o Nude Barista para tudo. Tanto na cozinha para o preparo de alimentos quanto em bebidas, como o leite dourado, o cappuccino, o leite com matcha e o chai latte.
E você teve dificuldade para reproduzir as receitas com Nude?
Nenhuma. Eu que não sou barista acho até mais fácil lidar com o ~leite de aveia~ do que com o ~outro leite~. Para mim, há ganhos no sabor, na textura e na sustentabilidade.
Então você concorda com nosso lema “Nude feito por baristas para ~baristas~ e ~não-baristas~ também”?
Claro. isso tem tudo a ver com a versão Barista do ~leite de aveia~ Nude. Consigo entregar bebidas que os clientes adoram. Sou uma ~não-barista~ que gosta muito de trabalhar com ele.
Está animada com o barismo?
Sim, por ser uma profissional da gastronomia apaixonada pelo setor de alimentos e bebidas, quero sempre aprender mais. Penso em fazer curso de barista, de sommelier. Nunca parar de me atualizar.
Para finalizar, revela pra gente sua receita secreta com Nude.
Ah, o Nude é muito versátil, leve, afetivo e sustentável. Até agora, ele é o ~leite vegetal~ mais gostoso que eu já consumi. Eu gosto muito de fazer um pudim de chia super simples. Você pega uma quantidade de chia cobre com o ~leite~ Barista, um dedinho acima. Deixa hidratando na geladeira de um dia para o outro e come com frutas e melado de cana. Super gostoso, nutritivo e saudável. Essa é minha receita do coração que já faço há muito tempo.
E aí, quem vai testar essa dica da Larissa? Também temos outra receita aqui.