Nosso compromisso é com transparência: toda a linha Nude tem uma lista de ingredientes limpa, com pouquíssimos ingredientes, sem adoçantes, conservantes e os outros ~-antes~.
Nós, ~leite~ de aveia, declaramos “açúcares adicionados” na tabela nutricional. Pois é, mesmo sem colocar açúcar na nossa receita (lista de ingredientes), pagamos esse pato.
Sem lero-lero, a aveia tem naturalmente açúcares em sua composição, assim como todo e qualquer carboidrato existente no mundo, u-hum. Da mesma maneira que uma banana tem frutose, nossa querida aveia tem amido, e no fim esses carboidratos são formas de açúcar.
Tá, mas como o ~leite~ de aveia é produzido, e por que precisamos declarar a presença de açúcares adicionados na tabela nutricional?
No processo de fabricação do ~leite~ em sua forma líquida, utilizamos enzimas para quebrar o amido dos grãos de aveia em partículas menores em um processo muito parecido (quase igual) ao que ocorre em nosso corpo quando consumimos arroz, batata, aveia em flocos, frutas, etc. Durante o processo digestivo, o carboidrato é transformado em açúcares, essenciais para fornecer energia para o funcionamento do nosso organismo. Deixa eu contar: a gente precisa, tá?
No entanto, em outubro de 2023, a Anvisa, por meio da RDC 429/2020, determinou que o resultado da quebra enzimática do amido da aveia deveria ser declarado como açúcares adicionados na tabela nutricional dos ~leites~ vegetais, mesmo eles sendo derivados da quebra do amido da própria aveia.
Confuso? A gente também acha. Mas pode contar com a Nude pra jogar limpo e continuar trazendo informação clara, porque entender o que tem no seu copo importa. Afinal, nosso nome vem de transparência (com você & com o planeta).
Ah, não sei o que, não sei o que lá, mas isso vale pra todos os ~leites~ que usam essa tecnologia?
Hmmm… Longe de nós falar da vida alheia, mas esse mesmo entendimento não se estendeu ao ~outro leite~ (de vaca), principalmente na versão sem lactose, que se utiliza do mesmo processo para quebrar a lactose (um carboidrato ou açúcar do leite) em moléculas menores de glicose e galactose. Um spoiler: caso tivesse que declarar da mesma forma que fomos obrigados, acredite ou não, ele teria muuuuito mais açúcares adicionados que nós, e isso não é fake news.
Há quem diga que isso é um caso de dois pesos e duas medidas, que pode gerar muitas dúvidas (nutricionais) em você, consumidor. Por isso, trazemos um exemplo prático:
200ml de ~leite~ de aveia Nude Original
- 5g de açúcares totais
- 4,6g de açúcares adicionados (provenientes do processo de enzimação)
- Ingredientes: água, aveia, cálcio e sal marinho
200ml daquele ~outro leite~ sem lactose (múúú)
- 9,2g de açúcares totais
- 0g de açúcares adicionados
- 4,6g de glicose (provenientes do processo de enzimação)
- 4,6g de galactose (provenientes do processo de enzimação)
- Ingredientes: leite semidesnatado, enzima lactase, estabilizantes citrato de sódio, monofosfato de sódio e difosfato de sódio
Caso tenha ficado com alguma dúvida, envie um e-mail para sac@heynude.com.br ou acesse o nosso FAQ.